Bem vindo ao novo site do NEVIS

FETQUIM e NEVIS/UnB lançam livro sobre agonia e sofrimento de contaminados pela Covid-19

Print Email
(0 votes)

Fruto da Pesquisa de Estudos de Casos sobre contaminados por Covid-19,  a Fetquim-CUT e o NEVIS da Universidade de Brasília, foi lançado o livro: Agonia e sofrimento dos trabalhadores contaminados pela Covid-19, na reunião da Direção da Fetquim no último dia 06 de outubro, cujo  estudo e análise foi  realizado  pelo Pesquisador da UnB, Remígio Todeschini.

Os resultados preliminares tinham sido divulgados no site da  Fetquim (http://fetquim.org.br/noticias/quimicos-e-petroleiros-contaminados-pela-covid-19-relatam-seus-dias-de-agonia-7484/)  em junho de 2020, tendo como uma das primeiras conclusões,  entre químicos e petroleiros, que dos 10 contaminados seis deles foram por contágio no ambiente de trabalho, devido falta de medidas de proteção e de distanciamento social em trocas de turnos, vestiários, banheiros e locais de produção.  O livro detalha o sofrimento de 10 trabalhadores tanto físico, sequelas e o relato minucioso de problemas psíquicos, como medo, ansiedade, angústica, estresse, solidão, confusão mental entre outros sintomas e problemas familiares e sociais.

O Professor Wanderley Codo, da Universidade de Brasília, comentando o livro declara que a Covid-19 : " Trouxe consigo o sofrimento psíquico que persegue os seres humanos com a mesma ferocidade do virus. O livro cumpre a lacuna, revela a dor que não aparece nos jornais."

Para Airton Cano, coordenador político da Fetquim, no seu Prefácio do livro, diz que é mostrado " o sofrimento psíquico, físico, familiar e social de trabalhadores químicos e petroleiros em serviços essenciais."

André Henrique Alves, Secretário de Saúde da Fetquim, que fez a apreentação da edição do livro, diz que " Em muitos locais faltaram medidas de proteção preventivas e não foram evitadas aglomerações, daí a importância permanente da preservação da saúde dos trabalhadores."

O livro poderá ser um subsídio importante para as direções sindicais e jurídicos das entidades para garantir os direitos previdenciários dos trabalhadores que foram contaminados a partir dos locais de trabalho.

O livro está à disposição dos interessados através de download no site aqui da Fetquim, e também no site do NEVIS.

Texto escrito por Fetquim.

Last modified on Terça, 05 Outubro 2021 23:54

Contate-nos